quem somos?

TECMES, por mais de 45 anos, é especializada em projetar, fabricar e implementar sistemas que permitem medir, interpretar e transmitir informações ambientais relevantes para a tomada de decisões: desde a proteção da vida e saúde das comunidades inteiras até a otimização da operação de um porto, barragem ou um estabelecimento agrícola.

É o que chamamos “Inteligência Ambiental”. Uma soma de ferramentas tecnológicas e científicas para saber exatamente e com antecedência como a natureza se comportará.

o que você precisa saber?

Nos diferenciamos em oferecer soluções tecnológicas de alta qualidade para medir todos os tipos de parâmetros ambientais. Realizamos a fabricação de equipamentos e sensores que serão posteriormente integrados aos nossos sistemas.

SOLUÇÕES

QUALIDADE DA ÁGUA

Desenvolvemos e construímos uma rede de 160 equipamentos automáticos para amostragem de água. Esse novo sistema projetado e implementado pela TECMES foi utilizado pela primeira vez no Rio de la Plata  e foi possível obter amostras de água simultâneas na faixa costeira de todo o subúrbio de  Buenos Aires.
A medição de descargas poluentes, juntamente com as condições hidrodinâmicas do estuário, por meio de equipamentos oceanográficos e estações meteorológicas do TECMES, permitiu estabelecer os riscos de contaminação nas obras de captação, a fim de garantir a qualidade da água de mais de 10 milhões de pessoas.

QUALIDADE DO AR

O município de Córdoba precisava monitorar em tempo real a qualidade do ar em diferentes partes da cidade. Há alguns anos, colocamos em serviço um sistema composto por duas estações móveis autopropulsoras e uma estação central comunicada por rádio e telefone celular. As estações possuem sensores e analisadores que medem 14 variáveis ​​ambientais, desde algumas básicas como temperatura e umidade do ambiente até muito mais específicas, como chuva ácida, dióxido de enxofre, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio, entre outras.

ALERTA DE INCÊNDIO

O Instituto Forestal Nacional desenvolveu um plano importante para a prevenção e combate dos incêndios florestais na área montanhosa do sul do nosso país. Com esse objetivo, a TECMES fabricou, instalou e manteve um sistema de prevenção e alerta de incêndio que consiste na aquisição de dados meteorológicos que permitem determinar áreas de alto risco de incêndio. Estes são dois sistemas localizados na área de San Carlos de Bariloche e na cidade de Trevelin em Chubut. Estações remotas obtêm e processam parâmetros como direção e velocidade do vento, temperatura e umidade do ar, precipitação, radiação solar e pressão atmosférica.

CONTROLES HIDRELÉTRICOS

A hidrelétrica de Itaipú é a maior em operação no mundo. A capacidade de produção anual (quase 100 milhões de MW) nem pode ser excedida pela barragem do rio Yang Tse na China, quando concluída. Para estabelecer sua disponibilidade hídrica, o ITAIPÚ conta com uma rede hidrometeorológica desenvolvida pela TECMES no formato “chave na mão”. Realizamos a construção, instalação, montagem e comissionamento de uma rede composta por 48 estações com sensores de nível de água, precipitação e parâmetros meteorológicos, controlados via satélite por uma estação central composta por estações de trabalho de alta disponibilidade baseadas no “Data Cluster”.

NAVEGABILIDADE

A concessionária da dragagem e manutenção dos canais de navegação da via tronca de acesso aos portos do Rio de La Plata e do Rio Paraná, nos contratou para projetar, construir e instalar um sistema de medição de marés e parâmetros meteorológicos, com mais de 30 pontos de medição. Esse sistema consiste em estações remotas instaladas em estacas no Rio de La Plata e no Paraná, comunicadas por meio de telefonia celular, com coleta de dados em uma estação central e em três estações secundárias.

ALERTA DE INUNDAÇÃO

Depois de sofrer inundações históricas, a cidade de Santa Fe exigiu um sistema que permitisse a detecção precoce das enchentes. Diante desse problema, o Ministério de Assuntos Hídricos nos contratou para o fornecimento, instalação, comissionamento e operação de uma rede de medição de níveis, parâmetros ambientais e de precipitação e poluição da água em toda a bacia do rio Salado, com comunicação via satélite.

TRANSPORTE DE ENERGIA ELÉTRICA

A Administração Nacional de Usinas e Transmissões de Energia Elétrica do Uruguai (UTE) nos contratou para fornecer, instalar e manter uma Rede Hidrológica Telemétrica. O objetivo da empresa era ter um sistema confiável e seguro que permitisse planejar e organizar a disponibilidade hidráulica e a geração de energia. Essa rede é supervisionada por um Sistema Automático de Telemetria SAT localizado em Montevideo que monitora e registra os dados coletados pela rede. Os dados instantâneos e históricos das variáveis ​​de nível da água, vazão, precipitação e parâmetros meteorológicos são visualizados on-line pelos responsáveis ​​de operação da UTE.

PRÊMIOS

INNOVAR

Logo após seu lançamento, nossa Estação Meteorológica Pegasus foi a vencedora e escolhida como Produto Inovador na 2ª edição do Concurso Nacional de Inovação 2006; realizado no Salão das Nações do Centro Cultural Borges e organizado pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto Pegasus da TECMES destacou-se entre 1500 projetos apresentados na categoria, e hoje centenas dessas estações estão instaladas em todo o território argentino e no mundo.

Tecmes, premio INNOVAR 2006

TERNIUM SIDERAR

No âmbito da exposição CITA 2007, o PEGASUS Plus recebeu o Prêmio de Inovação Tecnológica de 2007. Após analisar e avaliar mais de 20 apresentações, o Comitê de Peritos do Prêmio, formado por especialistas renomados, entregou o prêmio na categoria Agricultura de Precisão numa cerimônia emocionante em La Rural, em Buenos Aires.
Hoje, nossas estações meteorológicas Pegasus se destacam e ajudam os grandes, médios e pequenos produtores a reconhecer nas condições de estresse climático que sua produção apresenta, fornecendo informações vitais no momento da tomada de decisões, e podendo aumentar sua produção e evitar grandes perdas de capital.

Tecmes, estación meteorológica agronómica Pegasus plus, tercer premio Agricultura de Precisión. CITA 2007